Tipos de manutenção

Manutenção efetuada com a intenção de reduzir a probabilidade de falha de uma máquina, equipamento ou instalações. É uma intervenção prevista, preparada e programada antes da data provável do aparecimento de uma falha, ou seja, é o conjunto de serviços de inspeções sistemáticas, ajustes, conservação e eliminação de defeitos. É realizada em conformidade com um cronograma ou com índices da operação de funcionamento. Normalmente, o período de revisão é baseado em históricos ou recomendações do fabricante. Enquadram-se nessa categoria as revisões sistemáticas, periódicas, planos de inspeção de equipamentos, calibração e aferição de instrumentos. Devido à desmontagem da instalação para revisão, alguns componentes são substituídos antes do fim da sua vida útil.

Manutenção que consiste em substituir peças ou componentes que se desgastaram ou falharam e que levaram a máquina, o equipamento e a instalação a uma parada, por falha ou pane em um ou mais componentes. Normalmente, os reparos são executados sem planejamento e em caráter emergencial. As horas extras do pessoal de manutenção são grandes, contribuindo em desgaste físico e mental, com condições desfavoráveis de trabalho. Os índices de acidentes também são altos, devido ao trabalho sob pressão de tempo e necessidade de colocar a máquina em condições de produção.

Manutenção preditiva é aquela que indica as condições reais de funcionamento das máquinas, equipamentos e instalações e com base em dados que informam o seu desgaste ou processo de degradação. Trata-se de um processo que prediz o tempo de vida útil dos componentes e que as condições para que esse tempo de vida seja bem aproveitado. Assim, atua-se com base na modificação de parâmetro de condição ou desempenho do equipamento, cujo acompanhamento obedece a uma sistemática. A manutenção preditiva pode ser comparada a uma inspeção sistemática para o acompanhamento das condições dos equipamentos, sendo os seus objetivos:

  • Determinar, antecipadamente, a necessidade de serviços de manutenção numa peça específica de um equipamento ou instalação;
  • Eliminar desmontagens desnecessárias para inspeção;
  • Aumentar o tempo de disponibilidade dos equipamentos e instalações;
  • Reduzir o trabalho de emergência não planejado;
  • Impedir o aumento dos danos;
  • Aproveitar a vida útil total dos componentes e de um equipamento e instalações;
  • Aumentar o grau de confiança no desempenho;
  • Determinar previamente as interrupções de fabricação para cuidar dos equipamentos que precisam de manutenção.
  • Quando pensamos em estratégias de manutenção, as palavras preditiva, preventiva e corretiva vêm à mente. Há, porém, uma importante classe de tarefas que podemos fazer para garantir que os equipamentos e instalações continuem seguros e produtivos. Estas tarefas são baseadas em uma estratégia de manutenção detectiva. A manutenção detectiva ajuda na boa operação dos equipamentos e máquinas e garante a viabilidade em longo prazo. Com máquinas e plantas se tornando cada vez mais complexas, a proporção de tais tarefas no programa de manutenção total é crescente.
    A gestão de um negócio de forma eficiente significa que é necessário gerir os riscos também. Por sua vez, isto requer dispositivos de segurança e sistemas de trabalho sob demanda. É possível chegar logicamente à disponibilidade necessária dos itens em questão e encontrar estratégias de manutenção adequadas de detecção. Enquanto a análise é relativamente fácil, existem vários obstáculos na implementação dos seus resultados. Esses desafios podem ser atendidos por uma gama de soluções. Mas estas soluções não são universais e precisam ser adaptadas a cada situação.
    A palavra proativa é muito popular, especialmente no contexto de manutenção. Estratégias de manutenção de detetive são proativas. Mais do que isso, elas são essenciais para o sucesso competitivo de uma empresa em longo prazo.
    Um negócio bem-sucedido pode ser conquistado através da maximização do ciclo de vida dos seus ativos.

    Principais serviços

    Manutenção de Equipamentos de ar condicionado comuns e de precisão (Chiller, Centrífugas, Fancoils, Selfs, Splits, VRF, Torres de resfriamento de água; Tratamento químico de Água, limpeza de dutos e controle da qualidade do ar, com implantação de PMOC - Plano de Manutenção Operação e Controle - conforme Lei Nº 13.589 de 04/01/2018;

    Instalações Elétricas de Alta/Média Potência: Manutenção e operação de sistemas de automação, Subestações, GMGs, Trafos, UPSs, Barramentos Blindados (Busway), Chaves de transferência automática, Quadros de distribuição e comandos, estabilizadores, e demais componentes elétricos das instalações;

    Estruturas de concreto, alvenaria, pintura, acabamentos, instalações hidrossanitárias; limpeza e controle dos reservatórios de água, supervisão Conservação de áreas verdes, Limpeza predial, Supervisão Conservação de áreas verdes, Higiene, limpeza e desinfecção de reservatórios de água, Limpeza de caixas de gordura, efluentes e outros sistemas, Conservação de áreas verdes e espelhos d’água, Limpeza de fachadas;

    Infraestrutura de telecomunicações, instalação e operação de redes de cabeamento estruturado em par metálico ou fibra óptica incluindo certificação dos circuitos tanto para a rede do prédio quanto para a rede dos Datacenters e manutenção e operação de câmeras, DVRs, NVRs e servidores de vídeo;

    Manutenção de extintores, sprinklers, sistemas de combate e detecção convencional e por aspiração;

    Atuamos em projetos de arquitetura e projetos técnicos / complementares nas áreas de Ar Condicionado, Climatização, Ventilação e Exaustão, Elétrica, Eletrônica, Hidráulica, Tecnologia e Estrutura.

    Gerenciamento e execução de obras e reformas em ambientes corporativos. Implantação, desativação e adequação de Layouts.

    Processo de controle de qualidade dos sistemas prediais ao longo da execução de um novo projeto, com monitoramento rigoroso na identificação das necessidades, definições e conceitos básicos o qual se estende no acompanhamento das instalações na obra e entrega às equipes de operação e manutenção predial, com o objetivo de garantir o funcionamento e desempenho do projeto.